10 Coisas que um Samurai me ensinou nos Negócios
Na minha busca recente por mais disciplina (um dos meus pontos mais fracos), eu encontrei no Bushido um respiro, uma forma prática do que eu queria para mim.
O Bushido significa Caminho do Guerreiro, que é o caminho de todo Samurai. Os princípios são fortes e trazem discernimento. Entender a doutrina Samurai pode ajudar não apenas a encontrar a disciplina, mas um verdadeiro Caminho para toda vida.
Não à toa, os samurais eram considerados guerreiros de elite, e que são comentados até os dias de hoje. Executivos do mundo todo buscam na doutrina Samurai uma resposta para os desafios de um mundo cada vez mais competitivo.
Eu ainda estou praticando e iniciando meu “caminho do guerreiro”, mas posso comprovar que a prática que vem trazendo bons resultados principalmente no relacionamento com as pessoas, que é a base de tudo nos negócios.
Aqui vão 10 coisas que aprendi, extraídos principalmente do Livro dos Cinco Anéis, que comento bastante por aqui:
1. De uma coisa, aprenda mil coisas
Refleti muito quando li esse pequeno trecho no livro. Essa é uma atitude que sempre pratiquei de certa forma, mas nunca havia conseguido discernir de maneira a explicar tanto em tão poucas palavras.
Nos negócios, você pode pensar que tudo é muito complexo e burocrático. Mas, na verdade, negócios são simples e os fundamentos são poucos. Qualquer um que tente parecer complicado demais ou está tentando impressionar ou não sabe o que está falando.
Na prática, você pode aplicar seu conhecimento de mil maneiras diferentes, em diversas áreas, mercados e com pessoas diferentes.
2. Postura firme sempre
Um samurai e verdadeiro seguidor do Caminho da Estratégia aprende que sempre deve manter a postura firme. Isso envolve físico, mental e espiritual. Todas as coisas estão ligadas, e a postura firme em cada uma delas deve ser praticada.
Um exemplo claro é quando corro. A tendência é que o cansaço no final das corridas deixe o corpo mole, fazendo com que você pareça algo entre um boneco de posto e um espantalho, gastando muito mais energia que deveria. Ao lembrar de manter a postura firme, mantenho o corpo firme, que se alinha com o espírito de finalizar a corrida com firmeza, com movimentos firmes que gastam menos energia.
Nos negócios, às vezes (muitas vezes) te dá vontade de desistir. Quando isso acontece, você precisa manter a postura firme, pois geralmente significa que você está concluindo uma corrida. Ao manter a postura firme, você elimina o gasto desnecessário de energia e se concentra em terminar o que está fazendo com honra.
3. É preciso praticar muito
No Livro dos Cinco Anéis, você volta e meia encontra um trecho do tipo: “não posso explicar isso detalhadamente, você precisa praticar e ficar atento nisso.”
Isso me fez pensar muito no poder da prática, da experiência, do learning by doing. E em todas as vezes que vi reais especialistas no que fazem, são pessoas que praticaram muito o que fazem. Lembre que nem sempre isso tem a ver com a idade. Experiência não tem a ver com idade, tem a ver com prática.
Provavelmente você já ouviu sobre a Teoria das 10 mil horas do Malcolm Gladwell. Lembre também do Mito das 10 mil horas. Não adianta praticar 10 mil horas do jeito errado.
4. Entenda seus Espíritos
Ao aprender sobre o Bushido, você vai encontrar muitas vezes o uso da palavra “espírito” para representar uma postura ou atitude. Eu não conheço japonês para entender se a palavra traduzida tem a ver com isso.
Mas, minha reflexão é de que a atitude ou postura é levada a um nível profundo, sendo tratado como espírito. Em tudo o que fazemos, precisamos conhecer o nosso espírito, e precisamos doutrinar ele, atingindo o verdadeiro espírito.
Nos negócios, isso se reflete no foco no nível de atividade-menor. Em cada atividade-menor que faz parte de alguma parte de um processo, você deve estar focado e compreender o verdadeiro espírito daquela ação. Fazer direito e fazer bem.
5. Saiba qual é o seu Caminho
O Livro dos Cinco Anéis nos fala de Caminhos que cada um deve seguir. Para o Miyamoto Musashi, existia uma hierarquia social onde o samurai estava no topo, como mestres da Estratégia.
Mesmo assim, não há desmerecimento nos demais Caminhos. Não há como todos serem samurais e não há como todos serem atletas olímpicos, por exemplo. O modo como a natureza organiza as coisas e como as oportunidades nos são apresentadas diverge bastante.
Nos negócios, você precisa compreender profundamente qual o seu caminho. No que você é bom e quais as atividades que essa profissão exige excelência? Você tem essas habilidades? Conhece a si mesmo?
6. Vença batalha antes de começar a batalha
Um jargão clássico da Arte da Guerra. Mas, o que realmente isso significa? O que é vencer a batalha sem lutar ou antes de lutar?
Nos negócios, vencer a batalha antes de começar a batalha é estar preparado para um questionamento ou objeção durante a proposta comercial. É preparar e apresentar um relatório antes do cliente pedir. É estar pronto financeiramente por um período de crise.
7. Um Samurai não é um artesão
Samurais são mestres da estratégia. Eles conhecem profundamente o Caminho da pena e da espada. Isso quer dizer que sabem diplomacia e conhecem a guerra.
Um artesão é mestre na arte de transformar. Ele conhece as ferramentas que deve fazer um corte específico na madeira. Ele não deixa vãos entre espaços. Ele entende como nivelar uma mesa.
Nos negócios, o samurai é mestre da estratégia e o artesão é mestre da transformação. Não há como o Samurai fazer uma mesa como faz o artesão e não há como o artesão liderar como o Samurai.
8. Saiba usar todas as ferramentas, mas seja especialista na espada
Ligando ao ponto anterior, o samurai que conhece o caminho da pena e da espada busca entender o espírito de grande parte da Estratégia. Como guerreiro de elite, ele precisa saber andar a cavalo, usar arco e flecha, usar alabardas, usar lanças e escudos. Mas, sua arma principal é a espada.
A espada é a continuação do Samurai. Por isso, ele precisa saber como manusear a espada como ninguém jamais vai conseguir sequer compreender.
Nos negócios, você precisa conhecer de tudo um pouco para ser um samurai. Porém, você precisa ser especialista no que faz de verdade. Se você é gestor, gestão é sua especialidade. Se você é analista, análise é sua especialidade. Reflita nisso junto com os pontos anteriores.
9. Você e a espada são apenas um
Sabendo que deve ser especialista na sua espada, você precisa incorporá-la. E isso, como dito, não há como explicar em detalhes. Apenas pratique com sua espada as técnicas ensinadas até que você e sua espada sejam um.
Se você é gestor, pratique gestão até que gestão seja você. Se você é analista, pratique análise até a análise ser você.
10. Busque sempre a Estratégia
O Caminho da Estratégia é o Caminho do Guerreiro e o Caminho do Guerreiro é o Caminho da Estratégia. Você deve ser apaixonado pela Estratégia. Deve buscar com toda sua força a disciplina e o conhecimento que te fazem conhecer a Estratégia para o seu caminho de vida.
Aprender mil coisas de uma única coisa. Ser especialista no que faz até que você e sua especialidade sejam um. Precisa entender que não pode fazer o trabalho do outro como o outro faz, e que precisa fazer o seu como ninguém. Você precisa ter honra, honestidade, ser justo, firme e ter compaixão.
Praticar conversas internas pensando nesses princípios estão me fazendo a cada dia ter mais disciplina e a estar mais próximo do “eu” que gostaria de ser.