Eudaimōn (501%)

Ivan Cordeiro Jr. — Eudaimonia
2 min readSep 15, 2021

Sabe o que é melhor que chegar em 500 dias seguidos desse projeto? Chegar ao 501. Ir além!

Hoje, vamos continuar com o assunto da felicidade aristotélica que começamos.

Em sua introdução a “Ética a Nicômaco”, Jonathan Barnes faz um grande esforço para estabelecer o fato de que o senso de “felicidade eudaimônica” de Aristóteles é MUITO diferente de nossa abordagem moderna de “felicidade”.

É assim que o professor Jonathan coloca: “Chamar um homem de eudaimōn é dizer algo sobre como ele vive e o que faz. A noção de eudaimonia está intimamente ligada, de uma forma que a noção de felicidade não é, ao sucesso: o eudaimon é alguém que faz sucesso em sua vida e em suas ações, que realiza seus objetivos e ambições como homem, que se realiza.”

Em outras palavras, o objetivo final da vida não é a “felicidade” como a conhecemos, mas mais um senso de REALIZAÇÃO.

A verdadeira felicidade, no sentido aristotélico, DEVE incluir a realização bem-sucedida de nossas potencialidades. ESSE é o propósito final da vida. O bem maior. O summum bonum.

O que nos leva de volta a Jonathan e outro de seus pontos brilhantes: “Não adianta substituir ‘felicidade’ por ‘sucesso’ ou ‘realização’ como uma tradução de eudaimonia; o assunto é muito complicado para qualquer remédio tão simples e, no que segue, continuarei a empregar a palavra “felicidade”, protegendo-a com um par de aspas. Mas vale a pena considerar a receita de Aristóteles para a eudaimonia com a noção de sucesso em mente. A Ética, supomos assim, não nos diz como ser homens moralmente bons, nem mesmo como ser humanamente felizes: está nos dizendo como viver uma vida humana bem-sucedida, como nos realizar como homens”.

ESSE é o tipo de “felicidade” que buscamos — um profundo sentimento de realização e de uma vida melhor e mais bem-sucedida.

É por isso que fazemos tudo o que fazemos juntos.

Otimizando. Realizando.

Amanhã vamos conversar sobre a visão de Aristóteles sobre COMO vivenciar a eudaimonia.

Por enquanto: Lembre-se de que o significado LITERAL de eudaimonia é “boa alma”.

1% de hoje: Por favor, dê uma abraço no seu daimon interior para mim, beleza?

--

--