Freud vs. Adler (961%)

Ivan Cordeiro Jr. — Eudaimonia
2 min readDec 19, 2022

--

Já ouviu falar de Alfred Adler?

Ele é (provavelmente) um dos psicólogos mais influentes do século 20 dos quais você nunca ouviu falar.

Adler foi contemporâneo de Sigmund Freud. Ambos nasceram na Áustria. Adler em 1870. Freud em 1856. Ambos eram médicos e estavam entre os primeiros a usar o campo emergente da psicologia para ajudar seus pacientes a melhorar.

Mas…

É basicamente aí que suas semelhanças terminam.

A principal diferença em suas abordagens filosóficas?

Como aprendemos em um livro chamado The Courage to Be Disliked, no qual somos apresentados às teorias de Adler… Basicamente: Freud era “etiológico” enquanto Adler era “teleológico”.

Resumindo: Freud se concentrou mais no que ele acreditava serem as “causas” “etiológicas” das neuroses (que geralmente levavam a uma escavação arqueológica em sua criação na infância), enquanto Adler se concentrava mais no que ele acreditava serem as raízes “teleológicas” equivocadas de suas neuroses (o que leva a uma exploração do que você quer e se suas escolhas atuais estão ajudando você a conseguir isso).

Sim, todos nós temos uma infinidade de experiências que nos influenciaram. Sem mencionar as disposições genéticas com interruptores que foram acionados em várias direções com base em nossas escolhas de criação e estilo de vida.

Mas…

Essas experiências não nos fazem ser de uma certa maneira hoje. Nós conseguimos criar isso.

Desde que não abandonemos nosso poder.

Joseph Campbell vem à mente aqui. Em O poder do mito, ele coloca isso bem quando diz: “Freud nos diz para culpar nossos pais por todas as falhas de nossa vida, Marx nos diz para culpar a classe alta de nossa sociedade. Mas o único culpado é a si mesmo.”

Então…

1% de hoje:

O que você quer?

Seus comportamentos estão ajudando você a conseguir isso?

--

--