“Ser grande é ser incompreendido.” (991%)

Ivan Cordeiro Jr. — Eudaimonia
2 min readJan 18, 2023

Salvando o bate-papo filosófico mais longo sobre teorias econômicas, hoje vamos conversar sobre um pensamento brilhante de um dos economistas mais influentes da história, John Maynard Keynes.

Ele uma vez (brilhantemente) disse: “Eu mudo de ideia quando os fatos mudam. O que você faz?”

Os mais sábios e saudáveis ​​entre nós MUDAM A MENTE!!

Curiosamente, como você deve ter notado, isso é consideravelmente mais fácil dizer do que fazer.

É por isso que esse tema ecoa em toda a literatura sapiencial.

Na verdade, acabamos de falar sobre isso outro dia, quando mencionamos Nietzsche que nos disse: “A serpente que não pode mudar de pele, morre. De igual modo os espíritos que impedimos de mudar de opinião deixam de ser espíritos.”

Emerson ecoou a mesma coisa quando nos disse: “O outro terror que nos assusta da autoconfiança é nossa consistência; uma reverência por nosso ato ou palavra passado, porque os olhos dos outros não têm outros dados para calcular nossa órbita além de nossos atos passados, e relutamos em decepcioná-los.

Mas por que você deve manter a cabeça sobre o ombro? Por que arrastar este cadáver de sua memória, para não contradizer algo que você declarou neste ou naquele lugar público? Suponha que você deva se contradizer; o que então? Parece ser uma regra de sabedoria nunca confiar apenas em sua memória, nem mesmo em atos de pura memória, mas trazer o passado para julgamento no presente de mil olhos e viver sempre em um novo dia.”

Isso é do livro “Self-Reliance”.

Ele também diz: “Ser grande é ser incompreendido.”

1% de hoje:

VOCÊ precisa fazer ajustes e/ou melhorias em suas crenças?

Vamos parar de arrastar cadáveres (!) enquanto trocamos a pele que precisa ser trocada e temos a coragem de viver o que acreditamos ser verdade HOJE.

--

--